AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Tratamento de Feridas é tema de capacitação no Hospital São Camilo de Caxambu
Na capacitação também foi apresentado o Procedimento operacional Padrão para curativos.

 A equipe de enfermagem do Hospital São Camilo de Caxambu passou por uma capacitação sobre cuidados no tratamento de feridas. Cristina Maciel, enfermeira especialista em Terapia Intensiva Adulto e Infantil, proferiu a palestra que destacou a importância da avaliação das feridas, do direcionamento e planejamento dos cuidados de enfermagem.
Foi discutido também a implementação da terapia tópica que proporciona dados para monitorar a trajetória da cicatrização das feridas. Segundo a enfermeira, a equipe assistencial deve estar atenta para detalhes da ferida.
“A localização anatômica, a profundidade da ferida, o tipo e a quantidade de tecido que foi comprometida devem ser avaliados criteriosamente em cada paciente. O objetivo é acelerar o processo de cicatrização causando a menor dor e desconforto possíveis ao paciente”, afirma.
Entre os itens abordados na palestra estava a observação sobre a ferida ser de granulação, epitelização, desvitalizado ou necrose, se tem edema, observar a cor, temperatura, endurecimento e descamação. “Fazer curativo não é um processo fácil, temos que observar e verificar  qual o melhor curativo a ser feito, pois para cada apresentação de lesão/ferida  é indicado um tipo de curativo, de acordo sempre com prescrição médica ou a cargo da enfermeira especialista”, finaliza Cristina Maciel.
Na capacitação também foi apresentado o Procedimento operacional Padrão para curativos.